"Acho que meu ensaio não vai ficar legal, somos muito tímidos"
"Aí, acho que não consigo um riso tão espontâneo assim"
"Eu não sou fotogênica, acho que não vai ficar legal, mas vamos tentar"
Sempre escuto coisas assim dos meus casais, geralmente em nossa primeira reunião, para muitos deles a timidez soa como um problema, mas não é bem assim. Esse post não foi feito especificamente para falar sobre Timidez, mas como usá-la a seu favor durante um ensaio fotográfico.
A timidez é uma espécie de desconforto diante de determinadas situações, principalmente aquelas que requerem algum tipo de interação social, a pessoa tímida tende a ficar acanhada e preocupada em realizar alguma ação ou preocupa-se demasiadamente com a opinião do outro sobre ela.
Nos ensaios fotográficos a timidez torna-se uma barreira para a pessoa fotografada, e consequentemente um entrave para o fotógrafo que não souber lidar com ela. Não adianta pedir por sorrisos ou investir em poses, você terá um assunto enrijecido, estático e preocupado com o resultado, na cabeça do tímido, tudo está horrível.
Bom, separei algumas dicas para noivos e fotógrafos, não são regras, mas sugestões de como tornar o ensaio mais dinâmico, fluído e leve.
Para os noivos:
1 - Seja você: Confiem em si mesmos, evitem imitar expressões de outros casais/ensaios, não se preocupem tanto com o resultado, mas sim em viver o momento, em transmitir quem são de verdade, sem rodeios, direto ao ponto, cabe ao fotógrafo ter a sensibilidade de enxergar sua história e registrá-la.
2 - Cuidado com acessórios: Evitem levar muitos acessórios para o ensaio, alguns deles acabam atrapalhando e tirando muito o foco do casal, nem todo acessório tem link com sua história, logo, é necessário mesmo levar? Já vi casais se estressarem com balões (a maioria sai voando sem nem mesmo ter saído na foto kkk), e para pessoas tímidas todo esse estresse é constrangedor, por isso leve apenas o necessário, letras e save the date são suficientes.
3 - Sorria: Se você não sabe o que fazer durante a sessão, sorria de tudo, conversem bastante um com o outro, contem histórias de momentos engraçados do relacionamento, tragam a memória tudo que é bom, isso fará com que o corpo e a mente trabalhem juntos e se expressem.
4 - Roupas confortáveis: Semelhante aos acessórios, tomem cuidado com a escolha do look para o ensaio, sempre recomendo aos meus casais que utilizem dois looks durante a sessão e levem um terceiro por segurança. Evitem roupas quentes em locações fechadas ou com pouca ventilação, e em locações abertas sugiro que usem tons claros, pastéis, nada muito escuro, principalmente se o sol ainda estiver alto.
4 - Escolha um bom fotógrafo: Não adianta nada ser espontâneo se o seu fotógrafo não tiver empatia, se não estiver preocupado em contar uma boa história, no máximo você terá um ensaio recheado de poses, alguns casais gostam apenas disso, querem somente fotos bonitas em um lugar bacana, mas se o seu objetivo é mostrar além disso, vale uma boa leitura no portfólio do profissional que deseja contratar.
Para Fotógrafos:
1 - Menos é mais: Fotógrafos tímidos não é algo muito comum, uma vez que temos que lidar com as mais diversas situações que exigem alta interação social, mas quando se trata de estabelecer um processo de comunicação com um assunto vivo, aquela pessoa ou casal a nossa frente, travamos e partimos para o automático.
Não crie muitas expectativas para o ensaio, vá com o coração e a mente abertos a receber uma nova história, esteja disposto a falar, ver e ouvir sempre que necessário. Observe bem antes de clicar, preocupe-se menos com o que precisa fazer durante o ensaio e viva mais ao lado do casal.
2 - Comunique-se: É extremamente importante que se estabeleça uma ponte de comunicação com o casal, evite, repito, EVITE dizer coisas como: "Finjam que eu não estou aqui", muito pelo contrário, diga a eles que não se preocupem, que a responsabilidade é sua em contar a história deles e que você está ali para ajudar. Converse bastante com eles antes de iniciar a sessão, pergunte o que trouxeram, caminhe com eles pela locação, avalie a luz, diga que tudo ficará lindo, sorria bastante, conte histórias curtas, seja positivo!.
Eu sempre peço ao casal que preencha um formulário em meu site, lá eles contam um pouco sobre si e sua história, assim eu consigo conhece-los um pouco mais antes do ensaio.
3 - Envolvimento: Procure criar vínculos com o casal, seja amigo deles, pessoas tímidas se sentem mais confortáveis na presença de pessoas que fazem parte do seu circulo de relacionamentos. Siga suas redes sociais, conheça o universo deles, claro, se assim eles permitirem. Quanto mais envolvido com a história do seu cliente, mais consistente será o registro.
4 - Comemore: Celebre a cada foto tirada e mostre ao seu cliente, mas seja verdadeiro, se não gostou, refaça, seja justo consigo mesmo e honesto com o seu cliente, mostre a eles aquilo que te encanta, pessoas tímidas estão mais suscetíveis a sua direção, logo, elas esperam que você as conduza.
Sempre que possível inicie a sessão com uma boa caminhada, caso tenha lentes tele como a 70-200mm, fique um pouco distante do casal e estabeleça um circuito para que eles possam percorrer, e enquanto caminham peça para que conversem sobre coisas boas e engraçadas, pois dessa forma você conseguirá iniciar a sessão de forma leve.
Lembrem-se sempre que ter EMPATIA pela pessoa fotografada é primordial.
Espero que estas dicas te ajudem de alguma forma.
E não esqueçam de comentar ;)
Um abraço e até a próxima.
Herberth Brand